Sistema Reprodutor Feminino

O sistema reprodutor feminino é o conjunto de órgãos responsáveis pela reprodução humana. Eles produzem, transportam e armazenam as células que dão origem aos gametas, que são os espermatozoides (no homem) e os óvulos (nas mulheres). Esse sistema é constituído pelos seguintes órgãos:

O aparelho reprodutor feminino se localiza no interior da cavidade pélvica (região que abriga esses órgãos e outros de muita importância, como a bexiga), e possui:

  • Dois Ovários;
  • Duas Tubas Uterinas (ou trompas de falópio);
  • Útero;
  • Vagina;
  • Vulva.

Ovários

Os ovários são gônadas femininas, e é onde ocorre a produção dos hormônios sexuais da mulher, o estrógeno e a progesterona. Os dois ovários são ligados pela trompas de Falópio, local onde o óvulo é capturado e fica à espera do espermatozóide.

Isso ocorre na fase da ovulação, processo pertencente ao ciclo menstrual. Após o folículo ovariano ser rompido, ele libera o óvulo (célula reprodutiva feminina), que depois de amadurecer, vai para a trompa até se encontrar com um espermatozóide, que é gerado pelo aparelho reprodutor masculino, e se houver esse encontro, ocorre a fecundação. Mas esse “encontro” não é tão fácil assim, por isso muitas mulheres esperam a fase da ovulação para tentar engravidar, pois é o “período fértil”.

Tubas Uterinas ou Trompas de Falópio

São como dois “canais” que ligam o ovário ao útero, revestidos de células ciliadas e os batimentos dos cílios (que são microscópicos) junto com os movimentos persitálticos das trompas, acabam impelindo o gameta feminino até o útero.

Útero

O útero é um órgão oco, musculoso, em forma de uma pêra invertida. Sua “lateral” é ligada com as tubas uterinas, e na região inferior, entra em contato com a vagina. Se situa atrás da bexiga e antes do intestino reto. A principal função do útero é receber o óvulo que já foi fertilizado e “guardá-lo”. É o local onde o embrião se torna um feto, e se desenvolve durante a gestação de acordo com todas as condições que o órgão oferece.

Vagina

A vagina é um canal que liga o colo do útero aos genitais externos, tem aproximadamente de 8 a 10 cm de comprimento. Sua entrada é protegida pelo hímen, que normalmente se rompe após a primeira relação sexual, portanto é o local onde ocorre a penetração do pênis (órgão masculino), e onde ele “deposita” os espermatozoides. E além dessa função, é o canal responsável pela saída da menstruação e nos casos de parto normal do bebê.

Vulva

Vulva é genitália externa, protegida pelos grandes lábios, duas pregas cutâneo-mucosa, e mais internamente há também os pequenos lábios, que protegem a abertura da uretra e da vagina. A vulva é composta também, pelo clitóris, um pequeno órgão localizado na parte superior, responsável pelo prazer feminino, e formado por um tecido esponjoso e erétil.